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2022-01-23

METODOLOGIA FACELERA


Programa de Educação Corporativa para Aceleração Profissional

Conceito

A estrutura do Facelera começa fundamentalmente na figura do Facilitador que dá nome ao Programa. Esse profissional dentro do processo de educação continuada,  de preferência, deve estar na Plataforma Linkedin®, e deve ser convidado a participar pelo coordenador da turma das instituições de ensino participantes, e pelo Facelera. O Facilitador deverá assinar um Termo de Voluntariado, de acordo com a lei brasileira nº 9608 de 18/02/1998, que garante a sua participação no período pactuado no Termo.

O aprendizado fica acelerado, pois o aluno tem uma posição ativa e o Facilitador tem de garantir esse protagonismo, tendo uma ação de construtor de pontes para que o aluno transite por elas.

O Facilitador, apesar da sua grande experiencia profissional, que o torna a figura mais importante do Programa, não tem experiência com o Programa, e portanto precisa ser capacitado para isso, através de algumas sessões de aprendizado.

Proposito do Facelera

O Facelera não é uma escola, e pretende através do exercício pleno da experimentação preparar o aluno para aquilo que vai enfrentar no mundo do trabalho. E essa preparação passa por erros, acertos, decepções, mas no final ninguém vai sair do programa sem ter sofrido uma transformação. A frase está grifada, pois o processo é sofrido mesmo.

O próprio Facilitador sofre também um processo de transformação, tornando-o mais preparado para realizar o seu trabalho dentro da sua organização!

 

METODOLOGIA

A Plataforma randomicamente, a partir da inscrição dos alunos e Facilitadores, monta as duplas e escolhe o Facilitador e o tema que ele vai defender

Na primeira entrada na Plataforma tanto o Aluno como os Facilitadores e a Equipe Técnica da Instituição de ensino devem aceitar os Termos e Condições do Programa Facelera.

A partir desse momento, o Facilitador faz o primeiro contato pela Plataforma na área do aluno, e depois ele pode combinar para que os outros contatos sejam realizados pelo WhatsApp ou de qualquer outra forma

O primeiro passo do Facilitador, é pedir aos alunos para procurar na internet artigos sobre o tema, pelo menos três, que devem ser avaliados pelo Facilitador, que deve pedir mais materiais de apoio, se achar necessário. O Facilitador deve também orientar os alunos para alguma leitura sobre o tema. Esse trabalho pode durar 10 dias e não pode passar disso, pois os alunos têm de produzir uma apresentação em powerpoint, sobre o tema, e devem apresentá-la ao Facilitador, depois de treiná-la, garantindo um tempo máximo de apresentação de dez minutos.

Esses artigos devem ser referenciados na apresentação dando crédito para o autor.

Essa apresentação vai ser realizada e gravada, no Encontro mensal, e será avaliada pela banca formada por duas pessoas que podem ser qualquer um dos participantes escolhidos pelo Coordenador da Instituição de ensino presentes no Encontro. Essa avaliação deve contemplar os seguintes requisitos:

  • 1 – Tempo da Apresentação; 2 – Aderência e domínio do Tema;
  • 3 – Qualidade da Apresentação e 4 – Desenvoltura.

Esses mesmos requisitos estarão na Plataforma, na área do aluno, onde os vídeos da apresentação serão avaliados pelos Facilitadores designados pelo Facelera para a Instituição de Ensino.

O Programa tem a duração de quatro ou seis Encontros, e no final teremos um evento de fechamento e confraternização.

A avaliação na Plataforma, vai criar uma classificação que será informada aos alunos pela Instituição de ensino.

O Facelera não é uma escola, portanto ninguém será reprovado, pois o que a vida corporativa nos ensina, é que todos que se esforçarem e tiverem as mesmas oportunidades vão ter resultados de acordo com suas idiossincrasias, e no Programa até agora não vimos ninguém terminá-lo e sair igual. Essa condição, que cria um espaço em que podemos errar sem grandes prejuízos, garante um aprendizado tácito, difícil de conseguir dentro das organizações.