Acessar ambiente


2021-06-21

O PODER DA RELAÇÃO ENTRE MOTIVAÇÃO E TRABALHO EM EQUIPE, por Samara Behling


O PODER DA RELAÇÃO ENTRE MOTIVAÇÃO E TRABALHO EM EQUIPE, por Samara Behling

Olá, tudo bem? E aí, acordou motivado hoje? Acredito que sim, pois se está lendo este artigo, algo lhe motivou para acordar e chegar até esta página. Então vou te ajudar a entender um pouco sobre fatores que em geral motivam pessoas, equipes, mas lembre-se, faça o exercício de entender o que lhe motiva e seu sucesso em todas as áreas de sua vida estará garantido, pode acreditar...

O PODER DA MOTIVAÇÃO

O mal do século é a desmotivação... Imagine você, empresário, desmotivado, necessitando de resultado dos seus colaboradores e nada... Lembre-se você é o espelho da sua equipe, então, pergunte-se: “Será que estou motivado para poder motivar?”

 Um funcionário desmotivado tem baixa produtividade no trabalho e acaba por ocasionar problemas futuros. Para entender a importância da relação entre motivação e trabalho em equipe, vamos entender a seguinte analogia... Imagine uma maçã estragada sendo usada em um jarro de suco de maçã. Essa única maçã estragará todo o jarro de suco e muitas maçãs boas acabarão inutilizadas.

Levando esta analogia para o âmbito das organizações, um único funcionário desmotivado pode acabar contaminando toda uma equipe de sucesso, comprometendo toda a equipe e o futuro da empresa. Uma relação de harmonia e colaboração no ambiente de trabalho gera naturalmente o trabalho em equipe, que por sua vez, ajuda no processo de motivação dos funcionários Motivação é o que nos mantém vivos! Todos precisamos de motivação, que nos faz levantar da cama todos os dias. Por isso a importância de definir o que nos motiva. Defina um sonho, uma meta e isso será o primeiro passo para lhe motivar.

Frederick Herzberg, psicólogo e estudioso norte-americano, analisou as atitudes e motivações de funcionários dentro de uma empresa e constatou que um dos fatores que condicionam o comportamento e o grau de satisfação dos funcionários em uma empresa é o motivacional, que dizem respeito ao trabalhador, como seus direitos e deveres dentro da organização, reconhecimento por parte de seus supervisores, auto realização, responsabilidade, entre outros. Um funcionário motivado se destaca dos demais sendo proativo, questionador, empoderado, aceitando novos desafios e não desistindo fácil. Uma pesquisa realizada pela empresa SEC Talentos Humanos ® aponta os principais fatores que levam a uma desmotivação, entre eles estão a sobrecarga de trabalho, dificuldade em administração do tempo, acúmulo de funções, falta de cooperação da equipe e a falta de preparação técnica para as atividades. Estes dados relacionam a falta de motivação em geral a fatores internos, ressaltando a importância de os gestores encontrar formas de motivar seus funcionários em relação a processos internos da organização.

O PODER DO TRABALHO EM EQUIPE

Gosto as seguinte frase de André Dvox: “É preciso ter time para poder ter time (tempo)!” Traduzindo... Você precisa motivar teu time para que ele ande com as próprias pernas” para poder ter tempo para alinhar as demais tarefas da empresa, para que todos também possam ter tempo livre e não se sentirem sobrecarregados. Veja as vantagens de se ter uma equipe engajada e alinhada, ela é mais produtiva, tem o melhor de cada participante, garante várias soluções para um mesmo problema, melhora o ambiente de trabalho. Para incentivar o trabalho em equipe vocês pode usar técnicas como dividir sua equipe por setores e trabalhar missões e premiações para os vencedores, podem utilizar ferramenta como análise comportamental para saber qual setor adequado de trabalho para seu colaborador. Pode instigar a leitura de bons livros, e semanalmente fazer uma reunião e ver o que estes colaborares acharam sobre o que leram, como podem aplicar isso na vida. Tenho feito isso com minha equipe e os resultados são incríveis. Técnica simples e eficaz, que costumo utilizar com minha equipe, deixo alguns livros de sugestão: -“Como fazer amigos e influenciar pessoas!” -“Pai Rico, Pai Pobre!” -“O Negócio o Século 21!” -“O Poder de pensar grande!”

Leitura é a forma mais eficaz de se ter uma equipe engajada, e de manter-se motivado. Que tal dedicar 10 minutos diários para leitura? Você vai ver os benefícios. Desejo que este artigo lhe proporcione uma visão mais ampla sobre motivação.