Acessar ambiente


2021-09-28

SAUDAÇÕES A NOVA GERAÇÃO


Saudações a nova geração!
Gostaria de compartilhar a experiência que estou vivendo em dar mentoria para alunos universitários em habilidades e disciplinas complementares as oferecidas  normalmente  na  graduação  básica.  São  temas  relacionados  a vivências  e  competências  de  profissionais  já  experimentados  na  vida corporativa, dividindo seus aprendizados e guiando os alunos na jornada da educação e da vida profissional.
Confesso que já tive experiências desastrosas na minha tentativa de conectar alunos, na sua maioria jovens entre 18 a 25 anos, com assuntos mais persistentes no mundo corporativo, muitas vezes relacionados a gestão de processos estratégicos ou gestão de pessoas. Durante anos recebi estudantes de universidades que, sem exagerar, dormiam durante as explicações. Isso sempre me chateou e me fazia questionar “onde essa nova geração vai parar?”.
Para a minha grata surpresa, fui convidada por um grande amigo a ser facilitadora do projeto Facelera, grupo  formado  por  profissionais  acadêmicos  e  corporativos,  voluntários,  cujo  desafio  é apoiar estudantes universitários na sua aceleração profissional.
Temas presentes no cotidiano profissional, de quaisquer esferas: educação, corporações, indústria, foram escolhidos e divididos entre os facilitadores que, por sua vez, adotaram uma dupla de alunos para dar mentoria.
Três fatos me chamaram mais a atenção:  a) perfil dos alunos diverso, em idade, curso escolhido, conhecimento profissional, experiência; b) a vontade constante de se desafiar e vencer barreiras para o sucesso futuro e c) recuperei a esperança nesta geração que hoje se encontra nas universidades. O programa foi oferecido de forma a captar alunos de diversos perfis, cursos e experiências. A riqueza da proposta é diversa por poder abraçar a todos. Temos alunos fora da faixa etária clássica de universidade, cursos misturados, situações pessoais distintas. O crescimento do grupo durante o processo foi visível demonstra a verdadeira intenção do programa.
Minha primeira impressão com os alunos foi extraordinária. Muitos deles já são atuantes em suas áreas profissionais ou trabalham para garantir a continuidade dos estudos. Trabalham de dia, estudam de noite. Uma rotina bem comum para aqueles que querem crescer pessoal e profissionalmente. Nossas interações, por vezes, foram suscintas e raras, pois nem sempre foi fácil conciliar horários de estudo, trabalho e vida pessoal. Cansados, muitas vezes, fizemos reuniões tarde da noite, pois era o único horário vago. Muita dedicação e comprometimento.
As  apresentações  de  encerramento  dos  ciclos  foram  magníficas.  Os  alunos,  em  10  minutos, conseguiram sumarizar o aprendizado do tema, exercitar desenvoltura em falar para uma audiência com leveza, realmente concluindo com destreza o período e conquistando a todos os facilitadores. E, concluo pessoalmente, que simplesmente pelo fato de quererem intencionalmente estarem ali e conquistarem esse aprendizado. 
Saudações a nova geração! Vocês provaram que são capazes, querem e conquistam. Esforço e estudo demonstraram, mais uma vez, que são a razão do sucesso. Que as coisas não acontecem ao acaso, que é aquele ânimo a mais, no cansaço do dia de trabalho e estudo, que provoca a mudança. Vocês reconquistaram a minha esperança de um futuro melhor com vocês e para vocês. 
Silvia Malaman – Facilitadora do Facelera