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2021-06-21

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE por Arnaldo Ferreira Jr.


Há duas coisas amigas da Inovação e Criatividade, respectivamente, Ambição e Oportunidade. Em contra partida, há também dois inimigos, Acomodação e Incapacidade. 

As ações no tocante a Inovação e Criatividade podem ser evolucionárias ou revolucionárias.

        .AMBIÇÃO

Não se trata aqui de desejo desmedido de poder ou dinheiro, trata-se de obstinação de, na medida do possível, perpetuar um negócio, fazendo-o necessário às pessoas ou clientes. Jamais confundir ambição com egoísmo. A ambição também não pode ser desmedida a ponto de impedir o pensar direito. Não pode ser finita, como disse Carlos Drummond de Andrade, “Necessitamos sempre de ambicionar alguma coisa que, alcançada, não nos torne sem ambição”.

.OPORTUNIDADE

A oportunidade anda de mãos dadas com a visão e as crises. Requer muita atenção e desvelo. Surge normalmente nos detalhes e tem muitas faces, desde mudança de conceitos, costumes, culturas, ideologias, vontades e legislações, até momentos imprevisíveis (crises), que mudam contextos que pareciam imutáveis ou duradouros. A perda de oportunidades pode significar a perda de um negócio. Um grande exemplo, a Kodak. “Aprendi que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu” (William Shakespeare), portanto, não durma no ponto.  

. ACOMODAÇÃO

Há duas coisas com substancial influência na acomodação; sucesso e zona de conforto.

O sucesso inebria, “chegamos até aqui fazendo tudo desse jeito e é assim que vamos seguir”, esse paradigma é sinônimo de morte. Logo seu sucesso vai criar um sucessor.

A zona de conforto é perniciosa para o negócio, bem como, para a equipe. Quando não há desafios, desídia e desinteresse passam a ser dominantes. Temos a capacidade de nos adaptarmos a tudo, inclusive ao que é ruim, até que a morte nos separa.

A acomodação nos leva à mediocridade e com ela não há evolução ou revolução.

. INCAPACIDADE

Se faltam, conhecimento, habilidade, aptidão, competência, determinação, vontade e capacidade de enfrentar riscos, não há horizonte para a inovação e criatividade. “Criatividade é pensar coisas novas. Inovação é fazer coisas novas”( Theodore Levvit), e sem as prerrogativas acima, nada acontecerá.

. EVOLUÇÃO

Evoluir é reinventar-se, transformar-se. Nesta era em que estamos vivendo não basta mudar-se de analógico a digital, TI não é isso, transcende em muito a simples mecanização de processos, aliás, corre-se o risco de mecanizar “bugigangas”. A transformação, bem sucedida, deve ser abordada de forma multifuncional, com integração da equipe e com alinhamento de propósitos e ações. A excelência deve ser buscada pela integralidade da organização, as pessoas comunicadas e treinadas. Navegar é preciso, mesmo que hoje não seja de caravelas, mas em ideias e telas.

.REVOLUÇÃO

A revolução bate à porta, é um processo inexorável. Vem aí a inteligência artificial, a internet das coisas, a integração, a mudança de matriz energética. A revolução da comunicação vai chegar aos objetos. Portanto, não será lerda, será veloz, profunda e sistêmica, vais mudar a nós, a empresas e a países. Portanto, haja Inovação e Criatividade nesses novos tempos em que tudo será diferente e se não nos revolucionarmos internamente estaremos perdidos em gêneros, números e graus.

 

 

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE, por Arnaldo Joaquim Ferreira Jr.

 

Há duas coisas amigas da Inovação e Criatividade, respectivamente, Ambição e Oportunidade. Em contra partida, há também dois inimigos, Acomodação e Incapacidade. 

As ações no tocante a Inovação e Criatividade podem ser evolucionárias ou revolucionárias.

        .AMBIÇÃO

Não se trata aqui de desejo desmedido de poder ou dinheiro, trata-se de obstinação de, na medida do possível, perpetuar um negócio, fazendo-o necessário às pessoas ou clientes. Jamais confundir ambição com egoísmo. A ambição também não pode ser desmedida a ponto de impedir o pensar direito. Não pode ser finita, como disse Carlos Drummond de Andrade, “Necessitamos sempre de ambicionar alguma coisa que, alcançada, não nos torne sem ambição”.

.OPORTUNIDADE

A oportunidade anda de mãos dadas com a visão e as crises. Requer muita atenção e desvelo. Surge normalmente nos detalhes e tem muitas faces, desde mudança de conceitos, costumes, culturas, ideologias, vontades e legislações, até momentos imprevisíveis (crises), que mudam contextos que pareciam imutáveis ou duradouros. A perda de oportunidades pode significar a perda de um negócio. Um grande exemplo, a Kodak. “Aprendi que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu” (William Shakespeare), portanto, não durma no ponto.  

. ACOMODAÇÃO

Há duas coisas com substancial influência na acomodação; sucesso e zona de conforto.

O sucesso inebria, “chegamos até aqui fazendo tudo desse jeito e é assim que vamos seguir”, esse paradigma é sinônimo de morte. Logo seu sucesso vai criar um sucessor.

A zona de conforto é perniciosa para o negócio, bem como, para a equipe. Quando não há desafios, desídia e desinteresse passam a ser dominantes. Temos a capacidade de nos adaptarmos a tudo, inclusive ao que é ruim, até que a morte nos separa.

A acomodação nos leva à mediocridade e com ela não há evolução ou revolução.

. INCAPACIDADE

Se faltam, conhecimento, habilidade, aptidão, competência, determinação, vontade e capacidade de enfrentar riscos, não há horizonte para a inovação e criatividade. “Criatividade é pensar coisas novas. Inovação é fazer coisas novas”( Theodore Levvit), e sem as prerrogativas acima, nada acontecerá.

. EVOLUÇÃO

Evoluir é reinventar-se, transformar-se. Nesta era em que estamos vivendo não basta mudar-se de analógico a digital, TI não é isso, transcende em muito a simples mecanização de processos, aliás, corre-se o risco de mecanizar “bugigangas”. A transformação, bem sucedida, deve ser abordada de forma multifuncional, com integração da equipe e com alinhamento de propósitos e ações. A excelência deve ser buscada pela integralidade da organização, as pessoas comunicadas e treinadas. Navegar é preciso, mesmo que hoje não seja de caravelas, mas em ideias e telas.

.REVOLUÇÃO

A revolução bate à porta, é um processo inexorável. Vem aí a inteligência artificial, a internet das coisas, a integração, a mudança de matriz energética. A revolução da comunicação vai chegar aos objetos. Portanto, não será lerda, será veloz, profunda e sistêmica, vais mudar a nós, a empresas e a países. Portanto, haja Inovação e Criatividade nesses novos tempos em que tudo será diferente e se não nos revolucionarmos internamente estaremos perdidos em gêneros, números e graus.